sábado, 4 de julho de 2009

Telecentro Pedro da Silva Nava

Com a iniciativa da Secretaria de Participação e Parceria, SEPP, através da Coordenadoria de Inclusão Digital, a comunidade da Zona Norte participou da inauguração do Telecentro Biblioteca Pedro da Silva Nava, em Santana, no último dia 27 de junho. A Cidade de São Paulo contabiliza hoje 161 unidades do Programa Telecentros, inauguradas oficialmente, e nove em pré-operação. No evento a unidade já contava com mais de 500 usuários cadastrados.

O secretário da SEPP, disse durante a inauguração que “a parceria entre as duas secretarias, de Cultura e Participação e Parceria, é um casamento que colhe frutos positivos e a maior beneficiada é a população, que encontra em um único espaço lazer, entretenimento, educação e cultura”.

Segundo a coordenadora da biblioteca, foi com bastante satisfação que a Pedro da Silva Nava recebeu o Programa Telecentros. Ela acredita que essa parceria é de grande valia, já que as pessoas que utilizam o Telecentro, passam a conhecer melhor o acervo da biblioteca.

“O Telecentro veio para atender as necessidades dos usuários, leitores da biblioteca e da comunidade local, dando assim, novas oportunidades para incluir essas pessoas na era digital”, afirma. Ela ressalta ainda que tanto o Telecentro, quanto a biblioteca apresentam um crescimento bastante relevante.

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura acrescentou que o Projeto é muito importante para a revigoração e revitalização das bibliotecas. Ele lembra também que ao todo 18 bibliotecas receberão o Programa Telecentros.

Cursos técnicos, oficinas especializadas e total acesso gratuito à internet são atividades oferecidas nesta unidade, que conta com uma estrutura de 12 terminais para uso da comunidade, um para uso administrativo, um servidor e uma impressora. Dois orientadores e um supervisor estão presentes para atender a comunidade. A capacidade inicial é de cerca de 2.500 usuários mensais e 30.000 por ano.

A dona de casa Maria Cristina, de 49 anos, usuária da biblioteca e agora do Telecentro, fez questão de lembrar dos benefícios que essa parceria traz à região. “A biblioteca está situada em um local com várias escolas e por isso esse espaço é de grande ajuda.”

A Biblioteca Pedro da Silva Nava foi inaugurada em 1988 e conta com um acervo de aproximadamente 39 mil exemplares, formado por livros, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas entre outros. Além de possuir um acervo em braile e participar do projeto Ler para Crer, eventos culturais como encontro com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, também são promovidos naquele espaço.

O Telecentro Biblioteca Pedro da Silva Nava localizado na avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5903, atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 16h, fechando aos domingos e feriados.

0 comentários: